Friday, June 16, 2006

Aquelas botas de combate.

Diferentemente dos outros textos que publiquei aqui, irei hoje escrever o que me vêm em mente, sem ponderar palavras, sem medo algum de retaliações.

Simplesmente escreverei o que meu coração mandar e o que meus olhos permitirem enxergar, pois nesse momento me encontro diante do computador aos prantos chorando e com a mente em um turbilhão de pensamentos que vão de encontro a uma só pessoa, Netto.

Escreverei sobre toda a revolta reprimida que se encontra em meu peito, todo sentimento que impensadamente guardei dentro de mim por semanas.

Possivelmente pessoas próximas a mim não chagaram a perceber que eu perdi um pouco de minha alegria. Às vezes penso que eu deveria seguir a carreira de atriz, pois assusto-me quando interpreto brilhantemente o papel de uma pessoa sem problemas e constantemente alegre.

Não irei me preocupar com palavras, preposições, verbos, ortografia, pronomes... poesia...

O telefone toca e em questão de segundos, recebo a notícia de que Netto se foi para nunca mais voltar. Dele foram tirados os sonhos, as lembranças, perspectivas para um futuro onde a paz imperaria (...) dele foi tirada a vida.

Ressalto que covardemente foi tirada a vida de um jovem rapaz que bravamente foi construindo seu presente e que por obra do (?) destino (?), não pode viver um futuro que a me ver, soava tão bem...

As imagens das botas de combate do tão querido Netto me vêm à mente constantemente, são tão impertinentes que realmente gostaria de esquecê-las por algum tempo, pois parecem perseguir-me.

Focarei minha revolta, com a utilização de palavras de baixo calão, se me permitem, ao descaso, a ganância e ao poder.

Engana-se você que está pensando que irei criticar o governo, a polícia ou aos bandidos que assassinaram Netto.

Hoje venho lamentar o descaso, a ganância e o poder da REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

Em ritmo de Copa do Mundo, na semana que antecederia a abertura dos jogos, NADA poderia atrapalhar a MARAVILHOSA COBERTURA que o programa FANTÁSTICO dedicaria ao extraordinário acontecimento. E assim, como pré-estabelecido, o programa prosseguiu sem imprevistos.

Notícias relacionadas aos jogadores da seleção brasileira, curiosidades extremamente relevantes ao conhecimento público como alimentos que jogadores e comissão técnica iriam comer, hotéis com diárias exorbitantes, lojas que os mesmos iriam freqüentar, blá, blá, blá. Assim seguiu como o combinado o programa que tem como principal função INFORMAR. (piada)

Interrompendo, não no sentindo de obstruir ou cessar alguma necessária reportagem sobre a Copa do Mundo, apenas mixada com mais algumas notícias de baixa relevância, foi noticiado o assassinato de Netto. Sem comentários, sem fotos, sem imagem de shows.

A Globo não teria se dado conta de que havia morrido o guitarrista do grupo que fez diversas participações em programas da emissora e que consequentemente elevou ibopes?

Ingênua pergunta (...)

Em um mundo onde o dinheiro impera, uma vida não pode ser comercializada, assim diz no papel, porém sabemos que vidas são contrabandeadas, assim como notícias são manipuladas.

Impressionante perceber o descaso que a emissora tratou o caso. Friamente foi passada a matéria, em seguida veio o intervalo, e todas as propagandas, novamente relacionadas à overdose da Copa do Mundo nas publicidades, sabe, estrategicamente bem colocadas... só para quebrar o clima ruim que certamente uma manchete como essa causaria nos telespectadores.

Em seguida, de volta as notícias de entretenimento, quero dizer, responsabilidade e necessidade nacional (...) “Chuteira de 1 milhão de dólares que Ronaldinho irá usar durante o primeiro jogo do Brasil”. (...)

Nada poderia atrapalhar o planejado, NADA.
Nem mesmo a morte ocasionada pela MALDITA DESIGUALDADE SOCIAL QUE DOMINA ESSE PAÍS DE MERDA.

(...)

Engraçado, o Jornal Nacional durante a época da ditadura, por diversas vezes foi obrigado a exibir no lugar das matérias censuradas, receitas de bolos, receitas de pães, enfim, receitas...

Para não ir adiante a minhas constatações, prefiro censurar meus pensamentos e enterrar aqui todo meu sentimento composto pela mistura de ódio, indignação e tristeza.

Assim termino apenas relembrando que momentos bons são facilmente substituídos por catástrofes ou mesmo por pequenos incidentes.

Logo, volto a dizer (...)

O descaso, a ganância e o poder, reinaram naquele triste domingo de primavera, onde botas de combates foram aposentadas e irão de certa forma ser lembradas para sempre.

6 comments:

Anonymous said...

Pois é loli...
estou também revoltado com essa situacao...
como tambem entre tantas outras q a rede globo fez...
concordo com toda a sua revolta, essa b**** de globo manipula tudo, torna algo banal em extrema importancia...
e algo importante a se demonstrar como o caso do Netto em algo q soh teve uma pequena aparicao nessa rede de televisao de m****...
agora eu chego e penso as vezes...
talvez vc n concorde com meus pensamentos...
mas o culpado de tudo isso, de toda essa "enrolacao", nao é nada mais do q o povo brasileiro q nao vai na rua fazer uma rebeliao contra toda essa desigualdade social causada pelo governo...
é da cultura do brasileiro ser um povo preguicoso nao reivindicar seu direito...
tivemos tantas aulas de historia na facul, tantas vezes citaram os franceses como um povo batalhador q reivindica a tudo q o governo e os manipuladores de informacoes impoe para eles e com isso conseguem o q sao deles por direito...
garanto que o povo brasileiro fosse atras do que eh seu por direito nao veriamos com tanta frequencia cenas como essa, onde um jovem que está crescendo na vida, conquistando cada passo dado com a forca de sua vontade morrer e isso fica assim de lado pela mídia desse país estupido...
sou patriota e ja devo ter falado para vc isso...
mas sao coisas assim que fazem minhas idéias de sair do país ficarem cada vez maiores...
sao coisas assim como a desigualdade q o povo nao sai nas ruas para protestar que muitas vezes me dao vergonha do país onde moro, onde o povo só eh patriota e ama onde mora em época de copa do mundo, onde 11 homens correndo atras de uma bola é muito mais importante que uma crianca no sinal passando fome e morrendo aos poucos todos os dias...
é, tenho orgulho do país q eu nasci...
mais admito...
ele está uma verdadeira m****...
bem...
espero ter exposto minhas ideias de uma forma clara...
desculpa pelos palavroes...
vc sabe q nao sou de falar palavrao...
desculpa tb por erros de concordancia entre outras coisas...
mais realmente...
situacoes como essas descritas em seu texto me revoltam tb...
e mais uma vez...
desculpa pelos palavroes...

bjos e fica bem

Anonymous said...

carol...... engraçado mesmo como sao as coisas nao? sei la, se for pra colocar alguns detalhes aki, eu fiquei sabendo no dia, mas nao pela televisao, da qual pelo menos eu so vi por alguns segundo e que mostrou somente o carro que ele estava... fiquei sabendo pela internet mesmo... noticia no ultimo segundo da ig "morre guitarrista do detonautas"... li a materia... nao te digo que fiquei puto, que fiquei com raiva, indgnado... fiquei preocupado com vc... meu primeiro pensamento é que voce fosse arrumar suas malas, dar a mao a sua mae e ir embora para londres... mas pelo jeito vc vai continuar por aki ne... o modo como cada um sente o golpe é muito diferente do modo que outros recebem... pensando nisso so conseguia pensar na situação de revolta que voce estaria com o que aconteceu... e com a violencia daki do brasil e que nos estados unidos nao tem disso... lembrei-me de uma certa passagem que voce certa vez colocou n trapt... sobre uns caras seguindo voces... vc disse alguma coisa legal sobre isso naquela situação... mas pelo que vi aki, sua revolta quanto a morte em si ja ta mais amena... o problema aqui sao os meios de comunicação... nem posso falar muito disso... vc é publicitaria, sabe disso bemmais do que eu, e a unica coisa que eu poderia fazer é postar minha opiniao de quem nao sabe nada... mas eu sei que isso nao é o melhor a se fazer... (que o diga eu, quando vem alguem falando de politica externa ou relações entre paises e guerras... cada um tem sua opiniao fundada num balde de gelatina... e enfim, nao adianta explicar como as coisas funcionam porque quase ninguem esta disposto a ouvir ou mudar de opiniao)... nem sei mais do que eu to falando... nem to viajante hoje... mas hoje, estava indo dar um apoi a um amigo meu que queria compar algumas coisas que eu entendo mais do que ele... ai, eu tava ouvindo ele falar com o motorista da van que estavamos: nao, devia colocar o exercito na rua pra mostrar "quem é que manda aqui"... eu ouvi calado... nem quis questionar... o brasil ainda nao chegou ao nivel do sudao ou de israel pra poder colocar o exercito na rua pra ele cuidar disso... pelo menos na tradição brasileira o exercito é feito para defender fronteiras, nao o que tem dentro do brasil, a instituição que teria essa função que se assemelharia ao exercito, eh a guarda nacional que ja foi instinta a muito tempo... entao, se a pm nao achenta o tranco ne... tem que mudar alguma coisa a mais... ta... o povo deve pedir... o povo é burro... uma pessoa é inteligente, tem ideias fascinantes... o povo é buro e vai pro lado mais idiota... li uma frase, nao lembro quem escreveu, mas falava da revolução francesa e dizia que toda revolução com intuito de dar mais segurança ao povo acaba por agravar a situação ainterior... nao eh bem assim mas esse é o espirito ne... uma revolução do povo brasileiro nos levaria a 2 situações: haiti ou russia bolchevique... nao daria certo... o existem diferenças que para serem resolvidas é so matando todo mundo e colocando outras pessoas que nao tem nada a ver com o lugar, como a solução do meu professor pro conflito israel-palestina... pega os judeus coloca no leste da africa, os palestinos no oeste... pronto, 1 deserto separando os 2, nao vai dar briga... pega a regiao que é israel e faz um estacionamento pra um mercado turco que podera existir do lado... fugi completamente do assunto num fugi? mas enfim.. voltando, algumas coisas devem aparecer porque trazem dinheiro, outras nao devem porque dao prejuizo... foi um descaso sim, ja fizeram coisa maior outras pessoas.... (eu ia escrever por gente bem menor, mas eu estaria sendo preconceituoso, pois todos deveriam ser iguais a todo mundo)... justiça? nao vai existir... isso é certo... certa vez li em um forum, de um cara chato que se acha superior que disse que um professor dele que trabalha como juiz proferiu a seguinte frase: "justiça é pra classe média... pobre e rico decidem é na bala" imagino que na bala isso nao va ser resolvido... logo, nao se resolvera nunca... ah, desisto de falar mais por aki... um monte de coisas desconexas... é necessaria muita viagem para poder juntar tudo do jeito que eu juntei na minha cabça... um dia eu posto alguma coisa que realmente faça sentido...

no mais... BEIJAO PRA VC LITA!!!!

Anonymous said...

Carol, engraçado que assim como o seu amigo Frank eu tb pensei em vc qdo ouvi a notícia.
Qdo uma bomba dessa cai sobre a nossa cabeça é bom que como vc fêz a gente coloque em palavras.
Concordo com vc qto à omissão e descaso da Globo, ela já fez muito disso e pelo jeito vai continuar fazendo...
Mas ao pensasr no caso tenho medo que ao ficarmos extremamente indignados com a Globo esqueçamos da nossa parcela de culpa em tudo isso.
1. esses crimes idiotas geralmente são causados mais pelo consumo e necessidade de drogas do que propriamente pela desigualdade que há no país. E de acordo com o que ouvi no "Falcão: meninos do
tráfico" o que alimenta na verdade tudo isso são os boyzinhos classe média que dão um teco de fds, que fumam um baseado pra relaxar "socialmente é claro"!
2. se temos algo a dizer, digamos à pessoa certa. postar no flog é legal enquanto desabafo pros seus iguais, mas ce já pensou em mandar isso pra Globo? ou outra emissora ou jornal?

No mais, repito, concordo integralmente com vc e compartilho da sua dor pq cd jovem produtivo que é morto, sobra mais espaço pro que não presta!
Deus a abençoe. tia Nil <><

Anonymous said...

talvez esteja sendo a coisa mais dificil pra mim colocar em palavras o que eu senti e o que ainda to sentindo com essa perda....
a unica coisa que sei e que queria vc aqui
talvez so vc entenda pq a perda de uma pessoa que a gente pouco conheceu significa e dói tanto...
vc e as pessoas que tbm conheciam o Nettusco... lindo, simpatico, educado, responsavel, uma estrela no melhor sentido da palavra, simples, que olhava pra gente com aqueles olhãos felizes e que escutam, davam importancia pras pessoas...
saber que ele nao esta mais aqui me deixa extremamente triste
pq a luz que aquele menino tinha eu nunca vi em outra pessoa...
talvez seja por isso que eu AMEI o Netto desde a primeira vez que eu o vi... pq ele brilhava insistentemente e acabava por iluminar as pessoas as redor
esse mundo vai sentir muito a falta dele, um ser cheio de amor...
e, nos, carol, vamos poder sempre recordar os nossos momentos com ele ... que marcaram taaaaaaaaaaaaaaanto a nossa vida...
taí... mais um laço na nossa amizade que nao pertence a mais ngm


QUE BOM QUE VC EXISTE AMIGA
TE AMO PROFUNDAMENTE
NÃO IMAGINARIA PASSAR POR ISSO SEM VC
BJO
TE AMOOOOOOOOOOOO
SE CUIDA
e tomara que a gente consiga viver no dia a dia tudo aquilo que o Netto representa pra gente... se eu for metade, ja me considero feliz!

Ronan said...

Oi Tia..

Perder uma pessoa por quem temos carinho nunca é fácil.. Disso até eu sei. Muitas vezes a injustiça é muita.. Uma pessoa inocente nos é tirada, causando assim um terrível desamparo e vazio no coração. Existe remédio pra isso? Será que se existisse seria melhor? Acho que não...

Na sinceridade? Como te disse não curto a banda.. Não curto o estilo da música.. Talvez por isso não tenha criado a mesma afinidade que você com Netto, mas isso não me dá no direito de não me chocar diante dessa verdadeira banalização do crime. Não só sobre esse que, mesmo que pouco divulgado, foi divulgado. Muitos são os seres humanos que, ainda mais inocentes que Netto, já perderam suas vidas e nem mesmo serão lembradas por alguém. Talvez porque não tivessem ninguém a quem lembrar... Quem sabe um dia conseguiremos mudar isso... O que é preciso? Eu não sei... Mas, realmente gostaria que mudasse.

Sei que meu comment talvez não chegue aos pés dos anteriores, pois como sabes, não sou lá muito politizado... mas sabe o que penso? Não precisamos ser politizados pra sermos pessoas melhores... Pensar no bem de quem gostamos e fezer o máximo pra que ele aconteça já vale muito =)

Bom, beijo pra ti moça..

Ronan said...
This comment has been removed by a blog administrator.