Sunday, February 04, 2007

A falta que aquelas vitaminas me fazem...



--Carol, o Tio Sérgio “tá” vindo para casa daqui a pouco!
--Oi?
--O Tio Sérgio!
--Ahh sim! Ex da Tia Amélia, certo né!?
--Isso, e vem com o Serginho.
(...)
Momento de reflexão e dedicação intelectual para poder moldar uma possível fisionomia para o que poderia ser (o mais próximo) do rosto desse “tal de Serginho”.
Todo meu esforço “involuntário” definhou-se em duas capciosas e controversas conclusões:
Primeira e lamentável conclusão: Os benefícios que venho adquirindo com o passar dos anos com a total abstenção de carne e peixe em meu cardápio, não superam a perda de memória gradativa que venho desenvolvendo.
Segunda e curiosa conclusão: Não fazia a menor idéia de como poderia ser esse “tal de Serginho”. Na real, não sabia ao menos se tínhamos, algum dia, sido apresentados.
(...)
--Tá certo então mãe, mais tarde estarei aí então.
Chegando em casa, deparei-me com Tio Sergio, aquele mesmo Tio Sergio com aquele seu pequeno-grande sorriso cativante que de tanto contentamento seus olhinhos brilhantes delicadamente se fecham.
Com jeito de menino, Tio Sergio, aquele que minha mãe dizia ser mestiço com índio, vem de encontro a mim e com um abraço forte, flashes de uma época praticamente esquecida, voltaram imediatamente a minha mente, e nesse deleite de lembranças, percebo que definitivamente, “o tal do Serginho”, não fazia parte de meu passado.
Sentado no sofá e com os restos mortais de um cubo colorido remendado, que só para tranqüilizar ainda mais minha consciência, o cubo é emprestado, observo um menino obstinado para solucionar em tempo hábil aquele tão desafiador cubo.
Com os longos cabelos levemente recaídos sobre os olhos, o menino que fala com sotaque engraçado, levanta seus olhos hereditariamente iguais a de meu tio, e com um sorriso, dessa vez menos hereditário, abraça-me como se há tempos não nos víamos.
Com apenas dois minutos de conversa, um inusitado comentário direcionada à minha pessoa provem do meu então mais novo primo:
--Você parece que tem 10 anos.
(...)
Com cara de poucos amigos virei para o lado oposto ao qual se localizava essa doçura de menino, contanto até dez e colocando deliberadamente em prática toda a boa educação que minha mãe dedicadamente ensinou-me, virei novamente em sua direção e com um dos sorrisos mais mal arquitetados que já fiz uso, respondi:
--Pelo menos não vou gastar com cirurgias plásticas no futuro.
Insistente, Serginho prossegue com suas conjecturas:
--Tu não “pode” ter mais do que 15 anos. Tu “tem” voz e jeito de uma boyzinha de 10 anos.
Lamentavelmente equiparando-me a um elefante, decorrente a atual situação, e ao mesmo tempo repleta de satisfação pelo fato de conseguir com bravura exercer a pouca, porém, audaciosa paciência que ainda resiste e habita em mim, consegui distrair o astuto menino com conversas paralelas.
No jantar tive a visão de uma família, sabe aquela visão de uma família feliz? A típica happy family que só existe nos filmes? Por todo o decorrer daquele jantar senti-me protegida. Como que se esse presente sempre tivesse sido meu passado.
Após o jantar, demos início à uma animada maratona em busca de uma trufa de chocolate para satisfazer a vontade de meu primo, que a cada movimento, a cada frase, a cada atitude, se mostrava cada vez mais ser meu primo de sangue (Serginho não é meu primo biológico), mas garanto que toda essa nossa similaridade de gostos e jeitos só pode ser hereditária, está definitivamente em nosso sangue.
Penso que embriagado pelo feitiço do chocolate, meu primo desandou a dizer que não acreditava que eu tinha 23 anos.
Persistindo em sua teoria e deixando nós que estávamos no carro praticamente loucos, repetidas e continuadas vezes indagou e questionou sobre o mesmo assunto, minha idade.
Abismada e confesso que, com meu ego machucado por aparentar ter 10 anos, explanei a pérola da noite:
-- Serginho, eu sei que vai doer, que no mínimo tu vai ficar magoado, mas primo, além de sermos PRIMOS, eu sou mais velha que você!
-- Eu sei que vai levar um tempo, mas tu vai ter que deixar essa súbita paixão platônica de lado e seguir sua vida!
A platéia foi ao delírio !!
Risos espontâneos vindos do altos escalão do carro (parte da frente do carro, minha mãe e tio Sergio), invadiram nossa sensata, ponderada e delicada conversa.
-- É filho, tu vai ter que esquecer a prima! Ou ela vai ter que esperar por ti por pelo menos mais uns 10 anos.
-- É Serginho, vê se não vai pegar essas fotos que vocês tiraram juntos e colocar no seu orkut dizendo que a Carol foi uma menina que você ficou no Sul. Disse minha mãe animada.
Rindo como há tempos não ria, percebi que Serginho pode não ter feito parte de meu passado, porém de tão memorável que foi nosso primeiro encontro, com certeza, Serginho, já faz parte de minha história, nem que tenha sido em apenas uma página de minha vida.

6 comments:

Anonymous said...

Esse Serginho ein?!

Meu.. devo dizer que fiquei muito contente quando chegasse aki dizendo: "Ronan, vou atualizar meu blog!"
- Quando? - perguntei.
- Agora... Já! - completou avidamente!

Enfim..

E aqui eu fiquei...sentadinho do seu lado (proibido de ler qualquer resquissio do que viria a ser o novo post)..

Tentando descobrir seu login.. Esperando enquanto você postava...
E enquanto fazia a última revisão..

E o que me deparei ao finalmente ler o texto foi mais um ótimo texto descrevendo uma pessoinha brincando com um cubo remontado..

Então, devo ser sincero contigo ao dizer que ainda me sinto "incomodado" com esses seus famigerados primos cheios de paixões platônicas... Serginho.. Josué... e tantos outros, que muitas vezes, nem primos são.. ¬¬

Mas enfim, não tive a oportunidade de conheçer o "Serginho", mas pelas palavras com que usasse pra retratar ele posso perceber não perdesse o talento pra escrever esse fatos que acontecem contigo..

Esses teus textos baseados em fatos reais me fazem rir tia.. Só lamento que o teu primo tenha tido o desprazer de comer as trufas da Quality e não as minhas =)..

Beijo...

Ass: Superboy =P

Anonymous said...

como assim sotaque engraçado???
absorvi essas palavras para mim tb ¬¬...
afinal somos conterrâneos, eu e o serginho ¬¬...
mas com certeza vindo daquela terra é uma pessoa legal, divertida, extrovertida tdb =]...
hehehehhehee...
bem em fim, ele apelou ao parecer com 10 anos, apelou de verdade eu daria 16 sendo primo e visando a idade q ele tem e ja q ele tem uma paixao platonica dando 16 anos ficaria mais facil para mim, no caso ele, de vc me corresponder...
ri muito quando vi o boyzinha ali, tipica giria recifence, putz bateu uma saudade de la =/...
ai ai ai =/, ontem ja tinha batido pq eu tava em contato com amigos proximos de la assistindo eles jogarem e tal (ganharam o campeonato e tal) e ja tinha batido uma saudade, venho leio esse texto e me deparo com o q, boyzinha :~ putz, eu fala muito boy e boyzinha :~...
ai ai ai...
é de todos os textos q ja li aqui esse realmente foi o q tocou la dentro, onde tava escondidinha a saudade q volta uma vez ou outra e apenas uma frase, ou melhor uma palavra fez ela despertar de um jeito muito gigante, sem noção...
bem n vou ficar aqui me lamentando e blah blah blah...
seus textos são muito bons (todo mundo fala isso ¬¬) ta ja para n falar bons sao EXPETACULARES(valeu agora? foi diferente neh?! x])
fico por aqui...
continue escrevendo pq passo aqui sempre e tu demora pra atualizar ¬¬...
bjos...
PS: tenho certeza q ele ia querer se mudar para SC se ele fosse comprar a trufa la em pomerode ^^

Anonymous said...

Que bom que vc atualizou!!! Nossa, vc não sabe como AMO ler suas histórias, adoro o jeito como vc transforma o cotidiano em historias tão boas e divertidas!
Vc sabe que eu lembro do Serginho?!? Eu lembro dele!! Dele e da Joana...!
E muito boa a sua saída...no meio eu já tava pensando isso mesmo...pensando que provavelmente ele não tava querendo acreditar que vc tinha 23 pq interessou...! hahaha
Também, né?! Ninguem resiste a essa prima linda que tenho! Fila grande...!! hahaha
Te amo, coisa!!! To morrendo de saudade!!!
Quero conhecer que trufas são essas...!! hummm!! assim que eu for aí!
Beijao!

Anonymous said...

Olha só o blog de quem eu achei por aqui... Tsc tsc nem pra avisar neh!! hauhauhaua Massa, massa, gostei muito do texto, primos são indivíduos singulares, certamente, eu que o diga.. ahuahuahuah passarei mais vezes por aqui.. espero ansioso então a próxima atualização.. Flw moça, Bjos!!!!!

Anonymous said...

Carol, adorei essa sua cronica sobre seu primo Serginho, não conseguia parar de ler, parabéns , vc escreve de uma maneira bem gostosa. Não sei dizer muito mais coisa pois estou longe de ser crítica de qualquer coisa que seja. Mas super legal. Marcia Nogueira

Anonymous said...

humm interessante... pelo jeito vc nao tem mta paciencia com crianças nao é? entao faça o seguinte: sempre olhe para elas com cara de mau (mas cara de mau, nao uma cara comica de quem quer se passar por mau), nao de muito papo, ai quando elas estiverem com medo de vc aí sim vai poder conversar com qualquer criança sem que ela fique fazendo piadinhas idiotas...

mas assim, coitado, ele achou que vc é nova, nao está errado... ele deve ter olhado pelo tamanho e pela voz... pq nao mostrou sua carteira de motorista pra ele? pq ai provava que vc tem pelo menos mais de 18 anos (alem de la ter a data de nascimento, etc)...

enfim... legal vc postando aqui.... ta na onda de um post por mes? a minha facul ja voltou, nem to taaannnntttooo assim na net... e agora que voltei a ter vida social as noites dos fds tbm entraram no jogo (acho que nao fez sentido isso)...

mas mesmo assim to sempre aqui... mesmo depois de ter perdito todos meus favoritos duas vezes seguidas... isso ja ta me deixando com raiva....

bem, no mais é isso... manda uma "cartinha de amor" pro seu "priminho", ele vai gostar... ai quem sabe daqui a uns 10 anos ne? hahahahhaha

bjo lita!