Thursday, February 22, 2007

Então... Restou abraço na solidão.

“Hipocrisia: impostura, fingimento; manifestação de virtudes ou sentimentos que realmente não se tem”.
“Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação”.
“A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos
que a pessoa na verdade não possui”.


Penso que os melhores textos que escrevi foram escritos em momentos de extremas desilusões, extraordinária raiva, nocivas mágoas, derradeira alegria, em suma, textos escritos em decorrência de circunstâncias extremas onde meus sentimentos conseguiram inibir o entusiasmo e o poder de minha razão.

Não estou inspirada, sequer com raiva ou apta a descrever sequer o sentimento que pressinto sentir, digo pressentir, porque percebi ao longo de jornadas intermináveis de tortura, que o impacto que determinadas palavras provindas de específicas pessoas, causam um efeito retardado em mim, onde apenas após digeri-las meticulosamente, avaliar o grau de ofensas ou elogios e agregar peso a elas, poderei assim ser afetada ou não por elas.

(...)

Houve um acidente, um tempo atrás, onde meu grande amigo, aquele que desempenhava tão bem o papel de orador da classe, aquele que ditava suas próprias verdades, que impressionantemente distorcia toda e qualquer palavra, desviou-se de suas doutrinas e fatidicamente morreu atropelados pelas mentiras que semeou.
Eu simplesmente amava-o com todas minhas forças, confiava meus mais profundos pensamentos a ele, assim como embriagava-me ao ouvir seus pequenos desvios de conduta seguidos de suas falsas verdades.

(...)

Será que somente eu percebo que o buraco que continuamente cava é seu próprio sepulcro e que inconscientemente mesmo não visando ao fim, sua queda é inevitável?

E quando cair .... talvez não haja mais pessoas dispostas a ajudar-te, uma vez que as mesmas viveram intermináveis momentos de suplícios ao seu lado. Martirizados pela sua inveja foram humilhados e menosprezados mediante a “supremacia de sua grandeza”.

Com o decorrer do tempo o que exatamente ganhou com tudo isso ? Talvez tenha adquirido o que tanto sonhava.... seu ticket apenas de ida para o “céu”.
Hora de exaltar e idolatrar fatalmente sozinho a sua grande vitória, o mérito é somente seu, sua liberdade foi conquistada e sua “luz” encerrada.

Penso que hipocrisia seria dizer-lhe palavras doces quando no âmago de minha alma, queria realmente dar-te um sonoro tapa para tentar acorda-te para a vida, que é real, e que lamentavelmente, só se vive uma vez.

5 comments:

Anonymous said...

"Penso que hipocrisia seria dizer-lhe palavras doces quando no âmago de minha alma, queria realmente dar-te um sonoro tapa..."

É perfeito.. é injusto... é desumano.. é humano..

É perfeita a sua sinceridade... a força das tuas palavras.

É injusto pensar q grandes textos possam se criar a partir de sentimentos tristes.. ou a perda de um sentimento.

É desumano pensar que uma pessoa possa ser tão vil a ponto de viver em seu mundo, sem pensar sequer que pessoas que tanto se diz gostar possam ser "tocadas" por suas mentiras e sua hipocrisia.

É humano... infelizmente... o ser humano erra.. magoa e é magoado..

Não posso dizer que gostei do texto.. gostar do texto seria como aprovar as circunstancias sob a qual ele foi escrito.

E eu não as aprovo.. não aprovo que alguém julgue com sua falsa superioridade. Não aprovo aquele ditado "faça o que eu digo, não faça o que eu faço." Uma pessoa com essa "superioridade" mais parece uma pessoa sozinha. Que tenta, ridiculamente, suprir suas falsas fantasias com mentiras. Talvez inconcientemente, concientemente... O problema de se viver no seu mundinho, é realmente não perceber que há pessoas em volta que se preocupam e gostam..

Desilusão também é a palavra.. Personifica a tristeza que sentimos ao nos vermos enganados. Eu sofri a desilusão.

Porém, há pessoas que não eram enganadas.. ficavam juntas ao "ser superior" para tentar faze-lo enxergar que "estão cavando o próprio sepulcro", como vc mesma disse.

Ironicamente, ou não, no momento em q eu estava lendo o teu texto começou a tocar Collide, do Dishwala:

"It's a shame what we've become. When we hut the ones we love."

É humano... infelizmente... o ser humano erra.. magoa e é magoado..
Perdoar?! Dizem que perdoar é Divino.

Desculpa se me empolguei.. julgo que o assunto do texto também me afeta.. e se isso por sí só não é justificativa, afeta a ti.. e isso afeta a mim.

Beijos,
Tio.

Anonymous said...

oi...
entao texto um tanto quanto pesado né?!
Mas muito bom, muito bem escrito e com um vocabulário divino q realmente só podia vir de uma pessoa tao bem conceituada e culta como você...
Não sei realmente o q falar muito bem em relação ainda...
posso pensar? =]...

bjssssssss

*S2*

PS: continue sempre escrevendo adoro ler tudo q vc escreve =]...

Anonymous said...

é bom poder ler... mas nao estou em condições de comentar... fica pra proxima...

Anonymous said...

Hipocrisia....esse com certeza é o tema que me cercou durante esta semana...e o mais curioso é ter comentado com você sobre isso e abro seu blog e leio aquilo que eu senti essa semana, no meu inferno astral como se diz!!!Nunca terei o dom da palavra como você e meu lindo irmão, porém tenho o dom sim, de sentir, sofrer, me indignar e tudo mais, como qualquer ser humano, seu texto é triste de uma certa forma, mais extremamente realista. Sabe, por mais que a realidade nos choque e nos enfurece, ela está ali na nossa frente e só não há vemos quando queremos tapar o sol com a peneira, ou quando pensamos: Não, isso não pode estar acontecendo comigo?!!!
A hipocrisia e maldade andam de mãos dadas!!!
Lembra do que te disse?!!!A vida de algumas pessoas as vezes é tão insignificante que ela precisa cuidar da vida dos outros, machucar, ofender e nos desiludir com todas essas facetas do ser humano!!!
É quase o mesmo que dizer que quando uma pessoa chega ao "poder" ela é picada pela mosca azul....ou dê poder para uma pessoa para você saber exatamente como ela é!!!
É mais ou menos por aí!!!Meio louco tudo isso...é sim!!!
Mas, essa é a nossa vida!!! E gostei muito do texto, parece que você viveu a minha semana!!!bjs linda

Anonymous said...

bem, tem que escrever num tem? nao é que nao tenha gostado do texto... é que ele fz muito sentido com as coisas que acontecem na maioria das vezes na maioria dos casos... sobre seus textos, eles sao sempre legais, é estranho os melhores textos virem dos momentos mais intensos... mas isso nao é regra, as vezes quando é intenso demais as coisas nao saem tao fácil assim, se saem nao podem ser vistas por quase ninguem por ter um conteudo nocivo demais...

vc tbm está com problemas de reação imediata a determinadas coisas? pois é... eu so tenho reação a determinados impulsos tempos depois do acontecido... é bem o que vc disse.... acho que nao comentei anteriormente porque nao discordo de quase nada... é tudo verdade, foi um dos melhores que eu li ultimamente... a unica coisa que eu poderia fazer é agregar mais informações usando os inmeros casos concretos que eu conheço... acho que eu tenho tantos casos que esgotaria todos os caracteres que podem ser postados... mas sao pessoais demais pra serem postados em um blog publico... esses vao apenas pro seu e-mail... =D

mas de qualquer modo, sobre as primeiras linhas do texto, vc me ensinou o significado de 3 palavrinhas que formam uma expressao muito conhecida... nunca vou esquecer... sabe do que eu estou falando num sabe????