Friday, November 10, 2006

Uma bela de uma sexta feira.

É...
Existem dias...

Já percebeu que quando, após uma noite em claro, decorrente de uma insônia, o despertador não apenas toca, ele grita, berra, faz um escândalo, e o faz com esplendor.

Você assustado levanta-se atordoado, procurando de onde está vindo o som da sirene. Logo pergunta-se: Onde é o fogo?

A insônia em questão possivelmente se agravou porque com preguiça de levantar-me da cama resolvi tentei dormir com a cortina entreaberta. Resultado, o letreiro de Pizza Dom Giovanni em rosa e azul bebê, deram a meu quarto um ar de berçário, singelo e aconchegante, isso nos 40 minutos iniciais, porque lá pelas 2 da manhã, já estava arquitetando planos mirabolantes para destruir o letreiro “maternal” que mais me fazia lembrar um motel barato de beira de estrada. Quem sabe uma tijolada acidental arremessada do terceiro andar do prédio vizinho, ou quem sabe qualquer utensílio doméstico que eu pudesse alcançar e em posse de toda minha raiva, mirar, acertar e abater meu alvo.

Os sons dos carros pela janela profetizam que o trânsito “anda” ironicamente bastante lento. Logo, a solução é ir a pé para o trabalho. Mais saudável, menos estressante, menos riscos de ser assaltada.

Antes de sair de casa, escolho a dedo minha roupa preta mais carregada, aquela bem surrada também, onde até onde eu me lembre apenas coisas inusitadas aconteceram enquanto eu a usava.

Lembro-me da vez que alegre e radiante, após atravessar a rua do meu prédio, deparo-me com o homem de meus sonhos, penso logo que a em questão de segundos, minha vida pode ‘sofre’ uma positiva revira-volta. Eu não contava com um estratégico pombo mirando certeiramente minha cabeça, e conseqüentemente acertando em cheio. Já viu algum pombo que mirou e errou? Pois bem, eu também não. Escorre assim pelos meus cabelos recém lavados e enfim encontra minha camiseta preta, que em contraste com a sujeirinha provindo do pombo, ganha um destaque todo especial. Naquele dia foi por água abaixo possíveis conjecturas relacionadas ao meu futuro marido.

Retomando à minha perfeita sexta-feira, ainda em casa, mandei meu cachorro deitar, porque perdida em lembranças, acabo por me atrasar, não tendo assim tempo para levá-lo para dar uma simples volta no quarteirão.

Meu bem maior, meu cachorro vira-lata pura raça que me acompanha em minhas jornadas de insônias assistindo junto a mim filmes trash em canal aberto lá pela tantas da madrugada.

Atrasada, a solução então é ir de bicicleta para o trabalho. Exercitar os músculos em primeiro lugar. A pé nunca chegaria a tempo... o trânsito está quilométrico, o jeito é encarar a magrela.

Magrela de cor amarela que encontra-se encostada por anos no subsolo de meu prédio e que obviamente está com o pneu vazio.

Acordando o porteiro de modo sutil: “Ei, tu tens alguma bomba para encher o pneu da minha bicicleta”? “E anda rápido que eu estou atrasada”!

Com cara de poucos amigos o porteiro traz a famosa bombinha de ar.
Apressada, saio sem agradecer a “gentileza”. O que será que ele esperava? Um “muito obrigada”? Não fez nada além de sua obrigação! Me servir quando for solicitado.

Pelo caminho viajando meu olhar por entre as flores que irritantemente infestam e colorem meu caminho, distraída, bato de frente com o pneu no meio fio, e em slow motion voou por sobre... adivinhem? Um “magnífico” canteiro de flores rosas e azuis. Minhas cores favoritas... que instantaneamente me remetem a noite mal dormida de ontem ocasionada pelas mesmas cores que insistiam em entrar por entre as brechas da cortina nas cores azul e rosa.

Rápido e veloz levantei-me como um lutador que recebe um golpe, porém está disposto a não entregar a luta, após me levantar, meus olhos encontram os olhos do mesmo homem que presenciou o episódio do pombo. Envergonhada, aos trancos e barrancos e com o pneu um tanto quanto torto, sigo minha perigosa viagem sem olhar para trás.

Afinal, quem nunca levou um pequeno tombo na rua que destrua o primeiro canteiro.

Chegando em meu trabalho, pilhas de documentos atrasados em cima de minha mesa me esperam para serem analisados e despachados, assim como reclamações do chefe Mor são ouvidas por toda repartição. Pelo menos não ouvi meu nome sendo citado, diria até aclamado, como quando da vez que descuidadosamente entupi a cafeteira com meu brinco que durante o preparo do café, inusitadamente, caiu dentro da cafeteira, inundando assim a cozinha do escritório.

Após um exaustivo dia de trabalho, sem planos para curtir minha excepcional sexta feira de cão, resolvi pedalar de volta para casa, fazendo apenas um pequeno e rápido pit stop no cachorro-quente do Tio Zé.

Morta de cansaço e com o cachorro-quente coberto com catchup, nem me dei conta de que a milho do meu delicioso hot dog estava completamente estragado.

Mais do que ligeira, corri para casa, minha entrada em meu lar doce lar é triunfal, direto para o banheiro, e assim segue a noite, da cama pro banheiro, do banheiro pra cama, não foi preciso acender sequer uma lâmpada, o letreiro da Pizza Dom Giovanni iluminou cada um de meus passos.

6 comments:

Anonymous said...

dia de cão hein!?
pois eh...
bem eu nunca levei um coco de passarinho na cabeca mais um gato ja fez coco em mim e teu cachorro ja me sujou de coco tb isso conta tb?
=x
hhehehehe...
bjos e se cuida

Ronan said...

Ok...

I'm so bloody angry!!!!

I did a very nice comment.. But it didnt post it!!!

So... Your text is awesome!
Although there's a kind of loneliness in th words and the charcater is having such a bad day, i got a way to transform this sorrow into something i really liked.

Its kind of normal to have a bad day... I certanly already had whole bad weeks! But it needs time to things change...

And they surely do!

Congratulations again!

Plenty of kisses Brown Eyed Girl!

PS: Im looking forward this summer...

Evelyn said...

putz!!!!!!!!!
ngm merece uma sexta-feira dessa...
devo perguntar como foi o fim de semana ou nem!??!?!?!?!?!?!?!?
e quem é esse homem misterioso!?!?!?
adorei o texto flor!!!!
espero que vc agradeça o porteiro, tadinho....foi prestativo com vc!
e que tbm não jogue nada no letreiro da pizzaria...já pensou se o dono resolve trocar o luminoso quebrado por algo laranja e roxo??????????????????????????????????????????????????????????????

Anonymous said...

essa estoria nao pode ser encarada como sendo apenas um dia ruim... na verdade nao foi um dia ruim... foi um dia maravilhoso onde tudo mesmo tendo a maior das chances de dar errado ainda deu certo... sem contar que a personagem deixou uma grande chance escapar duas vezes... (isso sera discutido a seguir....

em suma, nao foi um dia ruim... foi um dia de sortes e erros que andaram juntos...

bem... começemos pela noite: insonia? bem isso é ruim... mas se o despertador tocou e ela acordou assutada é pq pelo menos dormiu... pior seria passar a noite em claro... a respeido do letreiro... pq diabos nao levantou e fechou a cortina? quem ta com insonia nao tem nada pra fazer na cama, assim, uma hora bate o tedio de ficar deitado e vc levanta, bebe agua, volta... eh dificil alguem que consegue ficar na cama horas e horas sem dormir... logo, fechar a janela era facil... esse foi o primeiro erro da personagem...

quanto à bicicleta... foi a maior sorte ainda ter conseguido alguem com uma bomba de encher pneu... pq um porteiro que mora em um predio teria uma bomba? foi sorte ele ter... o erro disso foi nao ter agradecido... quem acorda atrasado uma vez acorda 2... o pneu que esvazia uma esvazia duas... na proxima ele simplesmente vai falar que nao tem... isso tudo por causa de 2 palavrinhas...

no episodio do pombo... foi um erro ter ficado na reta do pombo... semre de 2 passos para o lado qdo ver um pombo... isso da certo... e quase que ter sido suja pelo pombo foi uma sorte, pois o homem perfeito pode reparar na personagem... e foi erro dela nao ter dado um jeito de se aproximar... pelo menos desculpa ja tinha...

e assim foi o resto do dia todo: deixou escapar o homem denovo... ja foi sorte encontrar... podia ter pedido ajuda...

no trabalho, foi sorte ter chegado com tudo o que aconteceu ainda...


hehe o falta do que fazer viu... falseando o conto da carol heheh

mas eu gostei muito dele viu... tem dias que nada parece dar certo!

bjao pra vc!!!!

Anonymous said...

adorei vc enfatizando o letreiro da pizza Dom Giovani!!! hahaha que toque cômico..! haha
Ai, detesto ter sempre que passar correndinho por aqui...queria poder dizer td que pensei sobre o texto...mas nao tenho tempo!!!
Só digo que adorei! Sempre falo q adoro o jeito q vc escreve, né? é uma delicia..!!!!
Beijao, querida!
Saudade! Amo vc!

Anonymous said...

Oiiii

Adorei, Carol!

Parabéns, seus textos são deliciosos.

Ah, e tem alguém que faz um marketing danado do seu talento, hein!!!

Beijos