Saturday, October 14, 2006

Mais um trabalho acadêmico


É ...

Até que trabalho direitinho sobre pressão ...
Fiz esse poema, sem musicalidade, como criticou minha digníssima professora de Português, que em hipótese alguma me concederia a honra de tirar uma nota 10 em sua disciplina.

Enfim, tive que fazer, não curti muito não.
Não consigo ser sucinta =/ Pq será né?
Não gosto de TER que rimar, de TER que fazer algo...

Nos meus textos pelo menos eu escrevo quando quero, sobre o que quero e sem preocupações!

Bom, esse foi o resultado...


"Inferno sobre a Terra".

Pensando sobre a magnitude do ser humano

Deparo-me com eterno dilema,
Por que ao invés da paz
A soberania humana profetiza a guerra?

Percorrendo territórios mundo a fora,
Constatei que além de devastações físicas e morais,
Havia também, espalhada por cada canto,
Imensurável dor sufocada no ar.

A indiferença e o conformismo

Tomam conta de tais lugares,
Que em meio ao sofrimento,
Simplesmente desfalecem gradativamente.

Por quanto tempo ainda teremos que rastejar
Suplicando pelo devaneio intitulada paz?
Quantos ainda terão de morrer
Heroicamente lutando por essa utópica fleuma?

Doses homeopáticas de tréguas mundiais
São ilusoriamente divulgadas,
Porém, do que vale enganar aos olhos,
Quando a alma inquieta denuncia logro?

Denominadas ironicamente como guerras santas,
Surpreendo-me questionando a validade de tal afirmação,
Se são santas, como então podem seus soldados morrer agonizando,
Esquecidos e jogados por sobre outros corpos?

Se realmente é um combate abençoado,
Porque então vidas inocentes são bruscamente arrancadas,
Gerações perpetuam sofrimentos e
Júbilos são arrebatados?

Quando mais precisamos do discernimento humano,
Não conseguimos ao menos
Encontrar a resposta
Para cessar essas intermináveis guerras.

Caberia a mim encobrir atrocidades,

Não as relatando nesse poema?
Seria como aprisionar uma alma
E por fim compactuar com monstruosa crueldade.

Wrote by Lita




Ahh... Nota 9,5 (devido a falta de musicalidade) ¬¬# (L)

7 comments:

Ronan said...

É verdade.. trabalhas mto bem sobre pressão... tipo, balcão fervilhando com pedidos de DVDs e vc inundando banheiros...

Diria até que vc consegue fazer o q outros não conseguem... Esses meros mortais..

Mas devo dizer q Carolina é diferente... Carol é diferente.. e até pq não dizer, "anormal".

Uma das poucas pessoas que conheço que ficam bravas quando tiram 9,5 em provas dificílimas na faculdade.. seja sobre semi-ótica ou analise de conjuntura (ok, talvez as duas sejam a mesma matéria.. mas tu entendeu...)

E sobre a poesia.. fazia tempo que eu esperava para lê-la.. Gostei.. e muito.. Não importa se não há musicalidade... há veracidade e sensibilidade...

É verdade que o mundo está virado num caos (afinal, não somos todos loucos?) e as vezes nos questionamos até q ponto vale acreditar na bondade das pessoas...

É por isso que deixo poucas pessoas adentrarem no meu exclusivo círculo de amizade... circulo de carinho... circulo de algo-mais.
São nessas pessoas que confio.. São dessas pessoas que o mundo depende.. o meu mundo depende..

Enfim...

Poema bonito (realmente faltou musicalidade =P), mas que se dane...

Tu q fez.. pra mim isso vale =)

Beijos tia!

Anonymous said...

tu leu pra mim na central.
Pelo menos parte dele. =]
Se ela diz q não teve musicalidade
sei lah, não sei direito pra avaliar...
Mas eu gostei do poema.
Do jeito q escrevesse! =]
Pior mesmo foi o meu q ela
escreveu, valeu a tentativa guilherme
e me deu um 6,5...
Chata, odeio ela! haiuhaiuahiua
Bjus carol... Brigado por td tah.

Anonymous said...

até q vc trabalha bem sob pressao...!!! haha adorei a zebrinha! ja falei q vou tentar fazer isso aqui tb! haha logo mais!
lindona, depois comento direitinho..mas tenho q ir, mulher!
Beijaooo!
Sabe que te amo, né?!

Anonymous said...

primeiramente... belo poema... nao sou bom de portugues, nem concordo tanto assim com tudo q vc disse - a visao de guerra que eu tenho eh completamente diferente da sua - mas ficou mto legal mesmo assim!!! que bom que vc voltou a postar no seu blog... eu ja tava com saudades....


mas sua nota nao foi maior por causa do "erro" - segundo minha perspectiva - nessa frase aki:

Deparo-me com eterno dilema,
Por que ao invés da paz
A soberania humana profetiza a guerra?


soberania nao eh uma expressao que se aplica diretamente ao individuo... mesmo que ela possa ser aplicada em um sentido figurado, a "soberania" nao eh um estado ou condição que sempre existiu..

soberania eh uma instituição internacional que surgiu em 1648 no tratado de westfalia... as doutrinas todos sabem... ninguem manda no que eh do estado - definição simplista... da pra escrever um livro so falando do que eh soberania, estado, etc... tem uns outros detalhes tbm mas nem rola de falar pq senao o post fica enorme...


dai, ela pode nao ter gostado da transposição do termo "soberania" pra esfera do individuo e ficou com raiva ne...

Anonymous said...

ja tinha lido o poema =]...
ja disse q esta muito bom, mas muito bom =]...
vc escreve muito bem em qualquer situacao, sobre pressao ou até mesmo aliviada =]...
sobre musicalidade?
aaaa, isso eh soh um detalhe neh?!
quantos poemas existem por ai q n tem rima nem musicalidade e nem por causa disso sao impares em sua expressao como o q a sonhora escreveu nesse trabalho?!...
quer saber o q eu acho?
Isaura eh doida de pedra de n ter dado 10 no teu poema...
isso eh verdade...
Isaura caiu no nosso conceito hein?! =/...
q coisa, n dou mais beijinho nela =/...
fiquei realmente revoltado com a ultima situacao com ela ¬¬...
vou-me indo =]...
bjos (L)
S2
se cuida...

PS: zebra bonitinha essa neh? ja tem nome? =x...
hehehehehe

Anonymous said...

PS2: vc escaniou a zebra ou foi soh impressao minha??? =x...

Evelyn said...

amiga-irmã do meu coração!!!!!!!!!!
paguei maior mico numa festa aqui por sua culpa e vc nem tava aqui - álias, foi pela sua falta que eu paguei o mico....

enfim, amei seu texto...
muito profundo, muito crítico, muito real!!!!!!
fiquei ultra-orgulhosa!!!!!!!!!
mas como flaou musicalidade, lá vai uma dica: reescreva! eu sei que vc já deve ter feito isso antes, mas qto mais vc reescreve um texto, mais próximo do que vc deseja ele fica....
bjão