Wednesday, July 05, 2006

Apenas conjecturas sobre a escrita.

Nada mais clichê do que iniciar relatos comentando sobre a hora:

“São 2 da manhã, encontro-me diante do computador, entregue a uma insônia irremediavelmente sanguessuga e incontrolável” Blá, blá, blá...

Então.... clichê, porém de grande poder de interatividade.

Explicarei:

A partir do momento que tu expõe uma situação, onde pessoas que poderão vir a ler suas publicações possam vir a se identificar com tais fatos, BINGO! Ponto pra ti.

“Seu” leitor irá familiarizar-se com suas narrações assim como irá compreendê-la (supostamente) com maior rapidez e facilidade.
Logo, sua clientela, digo, leitores, aparentemente assegura-se por tempo indeterminado.

Prender a atenção das pessoas, utilizar palavras precisas, acertar o alvo do enredo, criar personagens e situações, comover, persuadir, enlouquecer (...) jogar (...).

Outro dia antes de pegar no sono, comecei a pensar, ou melhor, comecei a forçar minha imaginação para arrancar assim alguma inspiração. Senti-me pressionada por mim mesma. Parecia que o bichinho da ganância ou quem sabe o bichinho da superação havia me mordido.

Idéias e mais idéias, pensamentos eloqüentes, outros nem tanto, lembranças, misturas de realidade com imaginação. Enfim (...)

O fim dessa história? INSÔNIA e das fortes!!

Comecei a pensar que O cara (Machado de Assis), em suas publicações, cumpria prazos, e mesmo assim, magníficas obras, entre elas, lendárias crônicas foram esculpidas e deixadas como legado.

Triste perceber que para tudo nessa vida existe vocação e transpiração. Pior é se dar conta que a diferença entre elas no resultado final é incalculável e inexplicável.



Recados paroquiais:

Muito obrigada para todos vocês que lêem e comentam no meu Blog.

6 comments:

Ronan said...

Bom, já q é praxe começar textos com horários, aki vai:
São 02:50am, acabei de sair da cama pq o comichão da curiosidade é maior q a preguiça. Sento em frente ao computador tremendo de frio (acabei eskeçendo meu fiel cobertor no quarto), abro minha pasta de favoritos entro no Blog da Carol =)
Enfim, sobre o texto, tá legal e fala bem na real o sentido do blog, de escrevermos pra criar certa afinidade com os leitores e tals.. mas enfim, pelo menos foi meio q isso q eu entendi, mas já são 3 da manhã, então me dá um desconto, hehehe..

Beijos tia!

Anonymous said...

a prática leva a perfeicao =]...

Anonymous said...

... - era isso que eu devia postar de acordo com minha atual filosofia de vida, ou entao era pra ter comentado nada, mas continuo como fiel comentador, como sempre fui

mas como vc tem credito, comento alguma coisa entao... to tentando tirar um comentario do bolso aki, pq apesar de ter entendido tudo o que escreveu nao tem nada que eu possa falar, nem contar minha proprias historias aki eu posso (ou quero)... mas de qualquer modo, tira ferias dos pensamentos... começa a dar uma de doida, vai pra beirada da praia de noite e fica la ate a hora que der sono (como aki nao tem praia, eu fico vagando pelas ruas mesmo)...

no mais é so isso que eu quero (ou posso) escrever...

Anonymous said...

metalinguistico, hein?! gostei!!! hehehe vc tb acha Machado de Assis O cara?! nossa, eu adooooro!!
Mas imagino que ele ja deva ter escrito muitos contos e historias ruins..nao tem jeito! haha só praticando mesmo, além do talento inato...!
E vc é uma garota de talento e que escreve mto bem! Esse blog só vai te ajudar a aprimorar mais e mais td isso! Ja disse isso,né? Eu amo ler o que vc escreve! Sempre!!
Beijo, prima querida! To morrendo de saudade!!

Evelyn said...

tá bom!
são 23:42 e eu to pensando pq vc ainda nao foi no meu blog comentar (entre outras coisas que tenho pensado a seu respeito...)
fofo seu texto!
identificação com o leitor é especial, talvez fundamental pra, digamos, criar "clientela"...
mas fora isso, num blog principalmente, existem outros fatores, como, por ex, o tanto que a gente ama a escritora...
enfim, é isso moça!
bjo!!!!!!!!!!
saudade
muita
dolorida

Anonymous said...

Miiigaaa!!
aqui estou eu! a partir de hoje, sua nova platéia!! que dom com as pelavras são estes que resolve somente hoje colocar no papel!? Estarei sempre aqui!! um grande beijo, com muita saudade de tudo que o tempo nunca apagará!..Ivô..