Tuesday, May 09, 2006

Sala de aula

Tarde de Sol, o pequeno, se tratando de estatura, porém grande tratando-se de sua força de vontade, Bag Trip encontra-se fechado entre quatro paredes, dentro de uma fria, cheia de maus fluidos e sombria sala de aula. Vigiado pelo olhar atento de Iv, seu professor de Ética e Cidadania e cercado por colegas que por ele apenas sentiam inveja, despeito e medo.

Medo de seu passado oculto, porém comentado, medo de seu futuro incerto, não se sabia até onde Bag poderia chegar para alcançar seus objetivos, e obviamente, medo especialmente do presente, pois cada um desses alunos estava inserido no presente de Bag.

O despeito gradativamente surgiu devido à insatisfação de perceber que Bag era extremamente bem visto e admirado por todos os outros que naquela sala não estavam.

Seria estranho a inveja não ser ponto crucial nesse relato. Porém sobre a inveja, falaremos outro dia, melhor deixar subentendido.

Naquela quinta-feira de Sol, Bag esbanjando saúde e alegria, resolveu expor algumas de suas idéias, que impreterivelmente eram SEMPRE expostas apenas no papel em relatos secretos. Bag não precisava da aprovação de ninguém, sempre soube que o que ele fazia, fazia muito bem e sua segurança dispensava comentários alheios. Porém nessa fatídica tarde de Sol, Bag resolveu se pronunciar.

O professor Iv, um ditador autoritário e intolerante, aos olhos de Bag, em mais uma de suas aulas, extremamente dispensáveis, novamente na visão de Bag, apresentou e divulgou aos alunos o significado da palavra Ignorância e suas variações.

Todos atentos a explicação.

Iv exemplificando o significado da palavra ignorante apontou para Bag. Comparou assim em alto e bom tom que; Bag era ignorante em relação à Robby que era a aluna nota 10 da classe, enquanto Bag, desinteressado pela matéria, mantinha-se na média, com notas que nunca excediam 6.

Surpreso com tal agressão, Bag levantou educadamente a mão e pediu para falar.
Iv, surpresa com tal intromissão, concedeu-o a palavra subestimando qualquer tipo de retaliação.

Bag, com voz tremula e num tom respeitoso, alegou pensar que ignorância era sinônimo a um ato que Iv havia cometido anteriormente, no dia em que Iv e Bag se encontraram pela primeira vez. Logo Iv seria ignorante.

Flash back sobre esse infortúnio acontecimento:
O primeiro encontro de Bag e Iv se deu em uma feira de ciências, onde Iv expôs sua tartaruga Zoe, para os alunos aprenderem sobre a vida das tartarugas, alimentação, meio de vida, habitat, curiosidades. Porém Iv apenas maltratava e agredia a tartaruga com palavras, alegando o “bicho” ser apenas um vegetal, do tipo não serve pra nada, reclamava que o “bicho” não abana o “rabo”, não emite som, nem correr, o pobre bichinho corria. Com o apelido de imprestável, Zoe foi batizada por Iv.
Bag indignado com tal agressão, uma vez que simpatizou de início, mas nem tanto assim, com a tartaruga, passou a alimentar uma pequena mágoa pelo professor Iv.

Flash Back revisto, voltando a sala de aula, Bag, contou a classe que ignorância foi o que o professor havia feito com a pobre Zoe, que incapaz de se defender, foi insultada, humilhada e de certo modo, rejeitada.

Consciente de cada palavra pronunciada, Bag continuou afirmando que se o professor realmente procurava companhia para suprir sua evidente solidão, deveria sim ter adotado um animal de estimação, porém a escolha deveria ter sido no mínimo um pouco mais astuta, pois até os mais novinhos sabem que tartaruga não corre pelo quintal atrás de um osso, ou coisa parecida.

Diante de todos, Bag desmoralizou o professor, que ruborizado de raiva, com passos precisos e impetuosos, rumou em direção de Bag e em um único, porém preciso movimento de braço em conjunto com mão, mirou a face de Bag e deu-lhe um tapa na face.

Desacreditado do que acabará de acontecer, Bag, dando um passo para trás, em um tom sereno, virando-se para a classe, disse:
-- A agressão física também resume a ignorância humana, quando faltam verbos e argumentos, pessoas desprovidas tanto de educação quanto de inteligência, partem para a tão famosa e discutida ignorância.

Bag sentou-se, engoliu o choro, pois a dor de te sido maltratado e humilhado gratuitamente era tamanha que não teve forças para levar adiante uma possível discussão. Em sinal de nobreza, resolveu permanecer na sala até o termino da aula, que parecia interminável. Iv continuou sua aula pretendendo passar a imagem que seu orgulho não havia sido abalado.

Bag pode ouvir após a aula, comentários confusos, porém sonoros, sobre o acontecimento. Pela primeira vez todos os seus colegas, sem exceção haviam tomado partido, e revoltados com a falta de dignidade do professor, se uniram à Bag.

De toda essa historia Bag não guarda rancor, apenas sente pesar pelo professor, que para suprir sua solidão, adotou erroneamente uma pobre tartaruga, incapaz de demonstrar reação.

Ao chegar em casa, Iv depara-se com uma cena até então surreal. Zoe, através de uma escavação gradativa e sem pressa, escavou no quintal um buraco abaixo da cerca que divide a casa do professor com seu vizinho. Escapou calmamente. Simbolicamente, Zoe deu seu grito de independência conquistando assim sua carta de alforria.

Estático com tamanha petulância, Iv, após visitar centenas de casa de menores, deu entrada ao papeis para adoção de uma criança. Pelo menos a criança deveria esboçar reações, para quem sabe suprir a solidão impertinente que tanto rondava a vida de Iv.

Quem foi que disse que em relatos o autor tem que ser impessoal?

=P

Lita

5 comments:

Anonymous said...

putz Carol...
vou dar a mão a palamtoria e dizer que vc ta andando muiiiiito com o Ronan... ja ta ate escrevendo coisas que me confundem...
que historia triste, mas bela...
fiquei reconhecendo vc em algumas partes, em outras fiquei imaginando a que vc se referia...
ta escrevendo muiiiiiiiiito guria!!!!
(la vem o Ronan ja ja dizer que é influencia dele....)
menina, ando preocupada contigo viu!??!?!?!?
e to aqui... pro que der e vier
bjooooooooo
te amoooooooooo

Anonymous said...

ps: bem feito Ronan fui a primeira XP

Anonymous said...

é..digamos que fiquei, ahm..do mesmo jeito que a Eve! em certas coisas te reconheci, e em outras fiquei pensando a que será q vc se referia...haha
menina, vc anda praticando?! tá especialista em crônicas, xuxu! mto mto boas!
to com saudade, mta saudade!

fica bem aí, viu prima?! te amoooo!!! e desculpa nao comentar mais..nao to mto inspirada! hehe
Beijinho, linda!

Anonymous said...

Tia chata e reclamona ¬¬*

Fica reclamando q não comento no blog.. aff... olha quem fala!!!

Mas tá.. vou me ater ao texto... DR só depois..

Vou me fazer de lerdo (me fazer, veja bem.. pois não o sou =P) qto ao que a Srta Evelyn escreveu. Desde qdo escrevo coisas confusas?!?!

Como t disse, o texto tá bom sim. Zoe & Bag rule!!!! uhauaha
Tu ainda não me disse se é baseado em alguma coisa o texto, mas enfim.. fikou massa. Ngn merece professor idiota e mesquinho. Screw them!

Mas é isso...

Beijos "stranger" ¬¬

Anonymous said...

carol

nao entendi nada, mas nada mesmo... mas ta bom... eh um dos contos que vc escreve de vez enquando? ficou legal... passei so pra vc ver que eu to vindo aki de vez enquando embora nao comente sempre

o que sera q essa tag faz?