Tuesday, May 15, 2007

Antro de ilusões

Há algum tempo atrás em um lixão muito distante, moravam 5 amigas urubus. A localização do lar dessas confiáveis criaturas era tão longínquo que nossos olhos não poderiam enxergar tamanha falsidade e podridão.

Sonsa era a deslumbrada líder do grupo. Sem grandes atrativos físicos, apostava todas as suas fichas em seu cabelo, discretamente tingido de vermelho fogo. Conquistou o posto de líder, uma vez que entre as 5, era a mais provida de vestígios de inteligência. Sonsa possuía uma estranha obsessão por carniça de hiena com molho ensangüentado de coágulos.

Disfunção contava com diminutivos a seu favor. Era gordinha, baixinha e horripilantezinha. Tinha os cabelos pintados de negro, talvez para contrastar com sua feiosa tez alva. Gostava muito de conversar, perigosamente, se deixassem, poderia falar por dias seguidos. Sonsa, "inofensivamente" proferiu a palavra Fabulosa para definir Disfunção, que lisonjeada acatou o adjetivo e fez questão de torná-lo seu apelido.

Entojo foi a última a se unir a irmandade. Foi criada em berço de ouro, porém seu pai em um golpe do destino perdeu todo seu dinheiro, mas não perdeu o orgulho e muito menos a pose. Entojo possuía uma postura altiva, tinha seus cabelos tingidos de loiro (puro saudosismo do que foi uma vez em sua infância). O corpo era esguio, porém sua silhueta destacava-se pela largura de seus quadris. Possuía os olhos azuis, mas a beleza não existia, uma vez que seus olhos eram esbugalhados feito pães amanhecidos.

H2O2 a duras penas conquistou o posto de melhor amiga da Sonsa líder, perdão, da líder Sonsa. A amizade das duas aparentava ser inabalável, trocavam confidencias, riam de piadas e da desgraça dos outros urubus que ali também viviam. H2O2 perdeu seu posto com a chegada Entojo e seu reinado de vice-líder entrou em declínio. Em tentativa desesperada para reconquistar seu cargo, H2O2 tingiu seus cabelos de loiro. Tentativa frustrada e inútil, a líder Sonsa era impetuosa em suas decisões.

Lost era a que mais se diferenciava das demais amigas. Criatura flexível no quesito peso, ora magra, ora gorda. Tinha os cabelos ondulados tingidos de loiro. Sempre esboçava um sorriso na face. Possuía um belo par de olhos azuis que acredito terem conquistado seu meigo namorado. Lost era caso de discórdia perante os olhares que analisavam a irmandade, uma vez que se distinguia das outras amigas do grupo. Mas a dúvida foi rapidamente sanada. Bastaram 5 minutos em conversa casual com Lost, para perceber que a futilidade era o ponto crucial que as unia.

As 5 viviam em harmonia no lixão da Rua Batura. Porém a tranqüilidade e amizade incontestavelmente sincera que existia entre elas, foi abalada por ventos provindos da região Nordeste do País.

A visita de um urubu, robusto, cheio de vida e de uma simpatia ímpar, deu início ao fim da irmandade.
A disputa pela atenção do novato, foi feroz, acirrada e cruel. Lost não entrou na rixa, uma vez que possuía namorado, mas seria mentira dizer que ela não olhava para Dissimulado com outros olhos.

H2O2 munida de raiva reprimida atacou com violência Entojo. Foi um espetáculo e tanto para Burguês assistir. Negras penas voando e insistentemente pousando por sobre detritos que calmamente repousavam nas adjacências do lixão. H2O2 perdeu o combate, porque embora fosse bem mais avantajada no quesito massa, não contava com a agilidade dos quadris de Entojo.
Sonsa, sagaz feito uma vespa, logo percebeu que iria tomar uma lendária surra de Disfunção e tão cedo iria se torna, literalmente apenas um verme. Rápida no gatilho, Sonsa começou o disparo de explanações sobre as condutas e peculiaridades de Disfunção. Comentou em alto e bom som que a amiga, possuía mau hálito, assim como apenas abria o bico para fazer falsas afirmações. Proferiu que seu apelido, entre as amigas era Fabulosa, uma vez que era uma exímia contadora de Fábulas, e para um bom entendedor, meia palavra basta.

Sonsa, contagiada por seu veneno, ainda teve tempo de gritar aos quatro cantos que Entojo possuía uma voz indiscutivelmente irritante e que apenas tomou o lugar de H2O2, porque era um pouco mais esperta que sua antecessora.

Ao finalizar sua exibição, Sonsa direcionou suas palavras à Lost, porém quando abriu o bico para proferir palavras doces e consoladoras, como era de seu feitio, foi massacrada por um trator que assenta o lixão diariamente.

Dissimulado observava de longe o circo que havia se formado. E desolado com tamanha falsidade que habitava aquele reino imundo, bateu suas asas e voou para bem longe daquele lugar.

Lost de tão perdida, desalenta e desiludida com o rumo que aquela sincera e pura amizade levou, entrou por debaixo de sacos de lixo, semi abertos, e desse buraco, nunca mais saiu.

H2O2 tornou-se líder de um novo clã de urubus de menor idade, conseqüentemente menor sagacidade. Logo, pode obter o controle do grupo, por tempo determinado. Quatro meses após a inauguração do antro, teve seu posto roubado por Ganância, que havia sido sua pupila.

Entojo formou-se em Publicidade e Propaganda e foi contratada por uma empresa que fabrica desodorantes. Conquistou de certa forma seu lugar, porém seus olhos esbugalhados não enganam sua chefe, que diariamente a supervisiona temendo um golpe da funcionária.

Disfunção voou de volta para sua casa, onde vive até hoje sob as acolhedoras asas de sua mãe, que apesar da filha que tem, a ama acima de qualquer coisa.

4 comments:

Ronan said...

Depois de ler a Casa do Ódio, esse conto meio que caiu como uma luva ein? Traição, falsidade, falsas esperanças. A única diferença é que essa fabula teve fim =)
Mas devo admitir, que após confirir seus dotes como cronista (nota 10)e contadora de contos (re-li antes de vir pra net =D), você ainda mostra que tem uma eximia contadora de fábulas dentro de você. Fábulas, porém, nem tão infantis, assim, devo dizer, pois os temas presentes estão mais presentes no nosso dito mundo adulto.
Então, sobre a sua inspiração, não sei realmente.. eu me identifiquei com algumas coisas do texto, mas acho que não é isso não... =P
Bom, vou esclarecer a dúvida amanhã a tarde então.

Tia, continua com os ótimos textos, tá. Pois, apesar de não ser nenhum professor de faculdade, eles sempre acrescentam coisas pra mim.

Beijo, te adoro.

Nan.

Frank said...

é... apesar de ter gostado, fábulas não são para mim... até porque eu nao sou muito de ler fábulas... no maximo ja li uns contos de oscar wilde (é assim que escreve?) e um livro que chama a revolução dos bichos... só acho que vc descreveu muito bem os personagens mas na hora dos personagens se interagirem pra poder gerar a moral da historia vc nao descreveu taaooo bem... pelo tamanho da introdução achei que a estoria mesmo ia ser bem detalhada tb....

outro problema é que quem ja viveu historias desse tipo fica meio naquela coisa: "tá bom, e daí? isso acontece todo dia, num foi nem a primeira nem a ultima vez que alguem vai trapacear o outro por causa de coisas idiotas"... meio que falta aquela curiosidade do "ah, porque elas fizeram isso? a amizade valia mais" até porque um dia se aprende que nao sao muitas as amizades que valem mais... e um belo dia vc começa a pensar nisso e manda todo mundo que tem a possibilidade de te trair pro inferno e fica com uns 3 ou 4 amigos e só.... e acaba ficando muito tempo em casa porque nao tem ninguem la fora que seja dignos do gasto de sua capacidade de fazer interações sociais...

bjo

Anonymous said...

puxa...sensacional!!
Agora que a USP ta em greve pude aproveitar mto bem o meu tempo lendo toooodos os textos que vc tinha escrito e eu nao consegui ler! Menina...simplesmente fiquei pasma...com tamanho talento que Deus te deu! nossa!
Seu jeito de escrever...nossa, fico sem palavras..! Cada vez melhor, prima! Também vou querer um livro autrografado quando vc lançar! hahaha sou sua fã de carteirinha...e na real...sempre fui! Desde piquititica!
Beijao com mta saudade!

Fabiola Turnes said...

Aiaiaiaiaiaia.....
Carolzinha, o que falar do seu texto, essa bela crônica, cruel é verdade, mas, nesse nosso mundo globalizado, o terror desse lixão pode ser comparado com certeza aos invejosos ao nosso redor....acho que compreendi o texto, assim espero!
Como já disse em outros momentos, a leitura do seu blog, do mano e alguns outros, tornaram-se leitura obrigatória diária...e mesmo, nas dificuldades não posso deixar de admira-los. E, ao fazer isso, estou lógico, estendendo o elogio,as figuras por detrás das telas do computador. Vcs com suas mentes criativas e com uma capacidade incrível de contar uma história e fazer com que nos apaixonamos.
Espero que um dia eu chegue lá...bjs