Wednesday, May 21, 2008

Escárnio de um making of

Em uma sociedade onde o senso comum é subestimado e sem grandes contrições, é descartado, surge algo que de certa forma, aguça minha capciosa curiosidade.
Não é necessário ser um grande entendedor de comunicação para diagnosticar com facilidade a influência que a nem-tanto-assim imponente Rede Globo exerce à massa.
Assim como também não é nenhum segredo a instigante preferência que o decrépito povo brasileiro tem de absorver, quase que em sua totalidade, apenas superficialidades.

Dia desses, após uma longa jornada de trabalho, enquanto jantava em face à televisão, meus olhos, ouvidos e, sobretudo meu cérebro, praticamente entraram em colapso mediante as declarações que um personagem da novela das 20:00h proferiu.

Em tom angelical, Jeremias, personalidade da novela Duas Caras e que até onde pude constatar, é aspirante ao cargo de pastor, propagou a seguinte passagem bíblica à seu futuro rebanho:

“Veio a mim a palavra de Deus, dizendo:
Filho do homem, vira o rosto para os montes de Israel e profetiza contra eles, dizendo:
Montes de Israel, ouvi a palavra do SENHOR Deus: Assim diz o Senhor Deus aos montes, aos outeiros, aos ribeiros e aos vales: Eis que eu, eu mesmo, trarei a espada sobre vós e destruirei os vossos altos.
Ficarão desolados os vossos altares e quebrados os vossos altares de incenso; arrojarei os vossos mortos à espada , diante dos vossos ídolos.
Porei os cadáveres dos filhos de Israel diante dos seus ídolos e espalharei os vossos ossos ao redor dos vossos altares.
Em todos os vossos lugares habitáveis, as cidades serão destruídas, e os altares ficarão desolados, para que os vossos altares sejam destruídos a arruinados, e os vossos ídolos, quebrados e extintos, e os vossos altares do incenso sejam eliminados, e desfeitas as vossas obras.
Os mortos à espada cairão no meio de vós, para que saibas que eu sou o Senhor.”


Jeremias 6: 1-7

Atônita, esbocei apenas um descrente e solitário sorriso.

Mundialmente conhecida como um dos grupos televisivos mais partidários e favoráveis à religião católica, a Rede Globo, também simpatizante e muitas vezes seguidora dos passos de Alan Kardec, anunciou em circuito nacional e horário nobre, que a idolatria a santos de madeira são repudiados por Deus.

Fiquei por horas questionando-me sobre qual teria sido o número exato de pessoas que se ativeram a esse crucial detalhe que a Rede Globo “decidiu” admitir em amplitudes sem precedentes. Teria sido o mesmo percentual que conseguiu perceber a sutil investida da emissora, que durante toda a sua existência, propagou o pecado e influencio o povo à idolatria?

Minha intenção não é dissertar sobre religião, tampouco mostrar-me tendêncial. Porém, inquestionavelmente senti-me na obrigação de debater as impressões que delineei mediante tais fatos.
Elaborei então, possibilidades para o ocorrido:

A Rede Globo, no ímpeto de manter-se “atualizada” na arte de desprestigiar seus telespectadores, decidiu escancarar de maneira escarninha, sua tese de que a única definição cabível ao povo brasileiro é a estupidez, sendo os mesmos incapazes de apontarem esse imensurável deslize. Para refrescar minha memória referente à meus inúteis conhecimentos sobre novelas, relembrei-me da novela das 18:00h criativamente intitulada A Padroeira cujo conteúdo central resumia-se à idolatria à santa de barro. Estaria o povo com amnésia temporal? Ou seria miopia proposital?
O que constatei foi que a frenética católica Rede, ostentou no horário nobre, versículos onde claramente são abominadas quaisquer tipo de idolatria que não seja ao Senhor Deus.

Outra tese, porém menos pertinente quando equiparada à primeira, e praticamente esdrúxula quando relacionada à porcentagem de erros que a Globo comete, foi também desenvolvida por minhas inquietas reflexões, as quais, singelamente apontam para uma falha humana. Explico:
Até mesmo a Poderosa comete erros. Erros esses que quando executados, são julgados e sentenciados culpados pela atenta audiência. Existe sim a possibilidade de o escritor ter querido provocar os “donos da emissora”, porém, penso ser pouco provável os auditores da mesma terem liberado os conflitantes versos da escritura sagrada.

Pontualmente escolhida para ser a última versão para o fato, deixarei translúcida uma hipótese latente que ronda meus pensamentos desde então. A “priore”, mostra-se absurda, porém, inteligível, torna-se consideravelmente coerente.
A Rede Globo, em ato altruísta, tomou a decisão de tornar público seus mais profundos arrependimentos. Lamenta sua caça predatória aos “crentes-duas-caras”, que conforme o passar das horas, transformam-se de anjos a demônios.
Redime-se por durante anos a fio ter propagado erroneamente um dos mais enfáticos mandamentos.

“Eu sou o Senhor, teu Deus que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
Não terás outros deuses diante de mim;
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Não as adorarás, nem lhes dará culto; porque eu sou o senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem;
E faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”


Êxodo 20: 2-6

Toda essa generosidade e redenção são, na minha opinião, um nada original golpe oportunista.
A Rede sempre perseguiu e sempre irá perseguir evangélicos. Lamentavelmente, a inquisição nunca deixou de existir, apenas passou por períodos onde foi estudada uma maneira de torná-la mais discreta.
Será que ninguém percebe que a proporção que um personagem evangélico que não segue o que prega é imensamente maior que as atitudes infiéis matrimoniais de um outro personagem “católico”? Caro leitor, você consegue recordar peculiaridades sobre a personagem de Juliana Paes na novela das 20:00h denominada América? Evangélica extremamente religiosa e recatada durante o dia, porém ao cair da noite rendia-se ao incontrolável ímpeto pela luxuria? Creusa, aos olhos dos idealizadores da novela, apenas representava toda a podridão nata que somente os “crentes” possuem.

Afirmo com a convicção que apenas as palavras fornecem-me que esse tirano tormento perseguitório, ainda é corpulento e a cada dia, mais opressor. Porém, o motivo que está sendo levado em conta, unicamente financeiro, e fazendo com que redatores e diretores concedam papéis menos degradantes aos seguidores de Lutero de um modo geral, é o incontrolável crescimento da religião evangélica no Brasil.
O dinheiro rege o mundo, fato incontestável. Já os princípios da Poderosa, penso que definitivamente são herdeiros do oportunismo.

E essa não é a primeira vez que ocorre essa mudança drástica relacionada à dogmas. Antigamente, negros eram apenas escalados para serem escravos e empregados. Hoje, o profeta Ezequiel de Duas Caras é negro e filho de uma mãe de santo.

Estaria mesmo a Rede Globo disposta a redimir-se perante os brasileiros que durante anos sentiram-se desamparados e excluídos socialmente ou estaria apenas vendendo-se à evolução desse mundo capitalista?
Cabe a cada um de vocês interpretarem e discernirem da maneira que desejarem.

4 comments:

Anonymous said...

ótimo texto, extremamente analítico e crítico...
sua visão das coisa são realmente um absurdo de tão boa...
sabe o que eu acho disso tudo?
Eu concordo plenamente com a parte do oportunismo, ela não têm, nem defende, ideais e a fins, o barco que vier maior ela vai pegando, foi assim na ditadura, onde foi a época que ela explodiu, e vai ser assim pra sempre, infelizmente acredito que seja pra sempre sim, ou pelo menos, por mais uns 500 anos de Brasil, uma vez que nesse país políticos preferem comer pizza, esconder dinheiro na cueca e assistir novela das 20:00 do que ajudar a população a ter um embasamento a ponto de criar pontos de vista e críticas a redes infames como a Globo que só exploram o, infelizmente, aculturado povo brasileiro =/, quando não tem mais pra onde correr dai ela patrocina um filmizinho falando da pobreza e das favelas do Brasil e pronto ja ta tudo bem novamente...
e da-lhe novela das 20:00 a melhor programação do mundo...

Anonymous said...

a globo só quis ser políticamente correta. "nada contra ninguém" só aumenta a audiência. acho que sabiam que o povo não ia nem perceber o que o "pastor" tava falando.o que importava era quem era o "sufocador"! pobre povo.
beijos mil <><<

Anonymous said...

Muito bom! Só acho que na verdade, apesar de suas fortes tendências a um espiritismo barato, para a globo o que importa mesmo é o IBOPE e os seus índices de audiência, juntamente com os bons negócios que advêem desses números. O resto é polêmica para os inocentes telespectadores se afundarem cada vez na ignorância que para a Globo é muito conveniente.

Anonymous said...

Boas colocações e a sua memória também. Se a minha avó estivesse viva ela diria que é o fim do mundo mesmo.Mas como ela não ficou para ler este post te digo que a Globo deve estar percebendo que cresce com poder o número de evangélicos no Brasil, devem tambem estar percebendo o poder da Record... logo pode ser estratégico. Mas se formos levar para o lado da religiao, tem uma parte lá na bíblia que diz que todo o joelho se dobrará e confessará que Jesus Cristo é o Senhor...eles estão a caminho, já está se cumprindo.
Amei teu post Carol,
bjus tua amiga da facu