Friday, March 27, 2009

E alguém ainda questiona sobre o papel aceitar de tudo?

Como poderia uma pessoa ser genuinamente curiosa e simultaneamente sequer instigar-se por enigmas propostos perante ela?
Sim, contradizendo a semântica da palavra curiosidade, confesso que enigmas são para mim tão interessantes quanto o cultivo artesanal de arroz desenvolvido com técnicas milenares por chineses moradores do Sul de Guangzhou.
Não faço dessa minha peculiaridade uma regra, uma vez que assim como profetizo, generalizações são para mentes limítrofes.
Fora insinuado em uma de minhas aulas de planejamento de campanhas publicitárias a seguinte e sucinta questão:

Existe uma imponente loja revendedora de casacos importados. Essas peças de elevado valor estão, diariamente, sendo furtados por velozes e eficazes patinadores in-line. Vale ressaltar que patins in-line ou rollers, nada mais são do que patins que possuem as quatro rodinhas alinhadas em uma única reta. O design arrojado e a velocidade fizeram com que em pouco tempo, esse produto oriundo da França tornasse-se mais um “filho” difundido pela ilustre mãe “globalização”. O que poucos sabem é que essa invenção fora arquitetada entre 1760 e 1820, e os que hoje são chamados de obsoletos, aqueles patins que possuem dois jogos de rodas, lado a lado, esses sim foram o grande aperfeiçoamento da invenção, pois até mesmo os mais desengonçados puderam ter o mérito de além de equilibrassem, puderam recorrer a tão sonhada liberdade para deslizarem sorrateiramente por entre diferentes locais. Apenas em 1960 foi que os in-line remodelados, especialmente na roda dianteira e a traseira, alcançaram o ápice da modalidade “patins’.
Lembro-me de ter, no início do parágrafo, mencionado que fora proposta uma sucinta questão.

(...)

Comprometo-me a partir de agora ser objetiva, para assim não causar fadiga no dedicado leitor.
Fato: Furtos acontecem na loja, muito foi feito para impedir a ação dos meliantes, porém nenhum resultado fora detectado. Vale lembrar que existem 3 entradas distintas na loja. Fora explanado que teríamos o final de semana para discutir, expor idéias e por fim, sugerir uma solução simples, de baixo custo, prática e que entrasse em vigor sem incomodar a clientela do estabelecimento.

Sugestão: Cera no chão.
Toda e qualquer loja que presa por um chão brilhante e convidativo, repassa a faxineira do local que o chão deve ser encerando com uma quantidade considerável de cera. Na tentativa de entrar na loja, os profissionais do patins deslizariam como se estivessem praticando o patins no gelo. O tombo seria a conseqüência do plano arquitetado. Mas por falar em conseqüências...
Conseqüência: Não somente os patinadores iriam por entre o chão deslizar e as araras derrubar. Sim, consternada alerto que possíveis clientes também inaugurariam com primor o chão do estabelecimento.
Conclusão: Danos físicos e violação da integridade do cidadão de bem.

Sugestão: Tapetes.
Uma de minhas grandes companheiras de aventuras, Ana Amélia, em tom informal, sugeriu que tapetes fossem espalhados pela loja, assim quando o patinador entrasse, possivelmente teria as rodas do patins presas nos fios do tapete. O tombo seria inevitável.
Conseqüência: Partindo da própria progenitora da idéia, não somente os patinadores iriam tropeçar nos tapetes, alguns clientes mais desatentos, e até mesmo idosos seriam alvo fácil dos “protetores” tapetes.
Conclusão: Danos físicos e possíveis constrangimentos relacionados aos tombos.

Sugestão: Carpetes
Aprimorando a excelente idéia de Ana, minha mãe, outra parte envolvida no enigma, sugeriu que um carpete fosse instalado em toda a loja. O cuidadoso patinador não teria condições de enfrentar o carpete, seria algo como remar contra a maré.
Conseqüência: Elevado preço de aquisição assim como tempo hábil desperdiçado para a gerente pudesse deslocar-se para escolher entre cores, modelos e material dos carpetes.
Isso sem contar que para economizar, a gerente poderia escolher um modelo que não fosse anti-alérgico. A criação de colônias de germes e bactérias estaria a um passo de concretizar seu objetivo vital “dominar o mundo”. Podemos levar em conta também uma possível epidemia mutante de rinite, uma junção de ácaros e componentes químicos inseridos nos casacos.
Conclusão: A terceira Guerra Mundial poderia ter início por acusação dos Estados Unidos, alegando uma possível conspiração para uma guerra biológica e possivelmente, nuclear, a partir da detonação acelerada de ácaros.

Sugestão: Mata burro nas entradas da loja.
Largamente utilizado para manter o gado dentro de suas propriedades, o “homem da terra”, por necessidade, desenvolveu essa técnica para não ter baixa em seu rebanho. Singelamente, proponho a implantação de uma espécie de êxodo rural de idéia, que fora tão bem enraizada e empregada nos costumes do campo.
As rodinhas do patins ao passarem por entre as grades de ferro ficariam presas, fato que facilitaria a prisão, não em flagrante, dos meliantes.
Conseqüência: Com a visão debilitada assim como equilíbrio, senhores e senhoras poderiam ter suas bengalas entaladas por entre as grades do mata burros. Carrinhos de bebês e pezinho de crianças com metragem inferior a 30 também seriam vítimas desse inibidor de desprovidos de inteligência.
Existe também a preocupação para com a manutenção do equipamento, uma vez que ferro enferruja. Tétano levaria a loja à falência com pagamentos de indenizações.
Conclusão: Periculosidade iminente.

Sugestão: Auto Falantes
Colocação de potentes auto falantes nas três entradas da loja. Reproduzindo versos anarquistas provindos das letras de Punk Rock o som ensurdecedor causaria desequilíbrio nos ladrões de casacos, que seriam então alvo fácil para até uma senhora, com sua típica bolsa de mão, arremessar por sobre sua cabeça, nocauteando-o assim. Conseqüência: Fechamento da loja por falta de funcionário, todos aposentados pelo INSS por surdez precoce com intenção de ferir.
O som de punk rock iria atrair Punks, e Punk que é Punk, não tem dinheiro e é vegetariano, portanto, jamais compraria um casaco de couro. Existe então a incompatibilidade nos atrativos para conseguir a atenção do público alvo.
Quanto aos meliantes, sim, com o som alto, o labirinto seria fortemente ativado, fazendo assim com que os profissionais perdessem o equilíbrio e caíssem, porém, vale levar em consideração o fato do som desagradar aos atentos ouvidos dos foragidos. Sendo assim, afugentaríamos os mesmo, fazendo assim com que o exercício da cidadania fosse infringido, uma vez que os arruaceiros apenas mudariam de segmento, passariam então a roubar lojas que tocassem música de seus respectivos agrado.

Sugestão: Usufruto de imagem de domínio Público (Agenda Setting)
Contratação da Priscila, Ana e Naiá do Big Brother Brasil para permanecerem uma em cada uma das portas.
Vantagem: Priscila, guardiã da porta 1, conseguiria, por motivos óbvios, o maior acesso entre as 3. Conseqüentemente, a porta número 2 e número 3 seriam definitivamente abandonadas, inclusive, pelos trombadinhas que sem sombra de dúvidas, começariam, em ato de extrema estupidez (típico da espécie), a devolverem os casacos como forma de aproximação da figurinha do momento.
Conseqüência: Superlotação da loja, embora seja grande, arrematando um quarteirão por inteiro, o espaço físico tornar-se-ia insuficiente. A estrutura da loja teria de ser remodelada, mexendo assim com as finanças da loja.
Quanto a Ana e Naiá, tanto uma quanto a outra tem por função espantar aos que por entre a calçada passam. Caso os negligentes tentassem entrar pela porta número 2 (Ana) ou número 3 (Naiá), teriam a desagradável surpresa de poder apreciar as campeãs de chatice do BBB9. Assustados, perderiam o controle de seus nervos e o equilíbrio já não seria algo mecânico, fazendo assim com que o tombo acontecesse de forma natural.
Como já dizia o poeta, tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Se a resposta não for a correta, algo inexplicável leva-me a ter esse esdrúxulo pensamento, pelo menos resíduos de sorrisos almejo ter proporcionado aos que aqui dedicaram seu precioso tempo.

No comments: